Linfedema

Meta  Description

O que é Linfedema?

O Linfedema é uma doença que afecta o sistema linfático e é caracterizada pela acumulação de linfa nos tecidos do corpo, devido ao mau funcionamento ou interrupção dos próprios vasos linfáticos. A estagnação da linfa dá assim origem a linfedema. Afeta principalmente os membros, que aumentam de volume, enquanto a pele fica mais enrugada. A área afectada tem um forte endurecimento. A oclusão de um vaso linfático, devido a causas patogénicas, congénitas e adquiridas, pode levar à ruptura do mesmo.

Linfedema é dividido em três níveis de base.
O primeiro é acumulação de líquido levando ao edema das pernas e não causa muito sofrimento, os sintomas são, artrose da anca.
Pode ser secundária, uma malformação congénita da anca ou a uma artrite; ou primitiva, aparecendo quase exclusivamente depois dos 40 anos de idade. À dor provocada pela marcha e à rigidez da anca podem associar-se uma posição viciosa e sobretudo a limitação dolorosa dos movimentos da anca. A coxartrose é muitas vezes acompanhada por deformações da cavidade cotiloideia e da cabeça do fémur, cólicas intermitentes, formigueiro e prurido.
O segundo nível refere-se à acumulação de proteínas e catabólitos, bem como de líquidos. O paciente sente peso e formigueiro intenso e cólicas: os sinais típicos são inchaço no pé e aumento de dobras cutâneas.

O Terceiro nível, a Elefantíase, é quando o linfedema é irreversível e o volume de determinada parte do corpo (membros inferiores, órgãos genitais externos e face) não pode ser reduzido. O inchaço é provocado pela obstrução do sistema linfático, que por sua vez, se deve a uma infeção parasitaria. É chamado de elefantíase.

Qual é o regime de tratamento recomendado com Ozonoterapia para Linfedema?

O tratamento consiste em 1 ou 2 sessões semanais de injeções locais para 15 sessões totais, ou, dependendo da necessidade do paciente, uma sessão semanal de Auto-hemoterapia Maior para 10 sessões totais.

colite

Colite Actínia

fibromialgia banner

Fibromialgia

furuncolose

Furuncolose

colite

Colite Úlcerosa (Doença de Crohn)

psoriase 2

Psoríase

osteoartrite 5

Osteoartrite

úlceras venosas

Úlceras Venosas

doença hepatica

Doença Hepática

gonartrose

Gonartrose

fadiga crónica

Fadiga Crónica

Patologias

Aterosclerose

Aterosclerose

Preencha o formulário e marque a sua consulta


TESTEMUNHOS

Um intestino grosso rechonchudo

Porque é que temos um intestino grosso? Os alimentos já foram absorvidos, vilosidades também já não as há, e a flora intestinal já não deve estar muito interessada em restos...

Bruna Oliveira, 16 Anos, Vila Nova de Santo André (CONDROMALÁCIA – doença crónica do joelho)

"Sou portadora de doença cronica de alopecia areata e condromalácia( doença no joelho cronica ), alopecia desde os 3 anos e após uma queda ao 10 anos, comecei com dores...

António Oliveira, 38 anos, Odivelas (VARIZES)

"Tinha varizes (uma das varizes era de grandes dimensões) e derrames nos membros inferiores, o que não é muito habitual nos homens. Passo muitas horas em pé por motivos profissionais,...