Muitas pessoas consideram que as fezes são genericamente aquilo que comemos. Não é verdade já que ¾ são essencialmente água. Perdemos diariamente cerca de 100 ml de líquidos, sendo que durante a digestão o intestino re-absorve cerca de 8 a 9 litros. Portanto aquilo que vemos quando olhamos para a sanita é eficiência total!. O conteúdo de liquido aí contigo é o ideal. É por causa desse teor de água que as fezes se apresentam suficientemente moles para expelir em segurança os resíduos. 1/3 da parte sólida são bactérias que serviram na flora intestinal. Outro 1/3 são fibras de vegetais não digeridas. Quanto mais vegetais ou fruta comemos maior é o volume das fezes. Isso pode fazer com que um peso médio de 100 a 200g possa atingir os 500g diários. O último 1/3 é uma manta de retalhos constituída por substâncias que o corpo deseja expelir, como por exemplo restos de medicamentos, corantes ou colesterol.
COR
A cor natural das fezes está entre o castanho e o castanho amarelado. O mesmo se passa com a nossa urina que tende sempre para o amarelo. Isso tem a ver com algo muito importante que produzimos diariamente; o sangue! São produzidas 2,4 milhões de células sanguíneas por segundo. A maior parte chega aos intestinos através do fígado, onde as bactérias dão uma coloração castanha.
Mas se as fezes são castanho-claro pode ser resultado da Síndrome de Gilbert, ou seja, uma enzima de decomposição trabalha apenas 30% da sua capacidade. Isso faz com que menos coloração chegue aos intestinos. Atinge cerca de 8% da população mas não é assim tão mau pois a falta desta enzima não causa quaisquer problemas. A única atenção é para a toma de paracetamol que nestes casos não é lá muito recomendado.
Fezes entre o castanho-claro e cinzento pode ser reflexo de não chegar hemoglobina às fezes derivado dum aperto ou dobragem entre o fígado e o intestino (na maior parte dos casos depois da vesicula biliar). Nunca é bom ter passagens torcidas, portanto tons de conzento melhor visitar o médico.
Fezes pretas ou vermelhas; o sangue coagulado é preto e o sangue fresco é vermelho. Significa que estão presentes glóbulos. Vermelho-claro não oferece qualquer dúvida estamos perante hemorróidas. Tudo p que for mais escuro deve ser visto pelo médico.
CONSISTÊNCIA
A escala de Bristol mostra 7 consistências diferentes; uma digestão saudável, em que no final as fezes têm um teor de água ideal, dá origem aos tipos 3 e 4.
Um pequeno apontamento sobre as fezes – composição, cor, consistência Verificar a que tipo pertencem as nossas fezes pode indicar a que velocidade os componentes nutricionais são transportados ao intestino. Os de tipo 1 sugerem que os resíduos demoram 100 horas (obstipação) enquanto que os de tipo 7 indica uma duração de 10 horas (diarreia). O Tipo 4 é tidos como mais conveniente pois possui a proporção ideal de água e matéria sólida. Quem olhar para a sanita e encontrar dos tipos 3 e 4 e perceber que não se afundam duma só vez, isso pode indicar que ainda têm demasiada comida ainda por digerir devidamente.
Resumo retirado da obra “A vida secreta dos intestinos” de Giulia Enders, adaptado por Centro de Ozonoterapia, para um melhor entendimento sobre o funcionamento do aparelho digestivo, em particular dos intestinos, e a importância que lhes deve ser dada, para melhorar a nossa saúde e por consequência a nossa qualidade de vida. No Centro de Ozonoterapia, em Lisboa, realizamos tratamentos integrados de hidrocolonterapia (hidroterapia do colon), com ozonoterapia, para limpeza do intestino.
Maria de Lurdes, 73 anos, Lisboa (ÚLCERA, DERMATITE)
Anónimo, 46 anos, Almada (HEPATITE C)
- 1
- 2
- 3
- 4
- Seguinte »